|

quinta-feira, janeiro 15, 2004

 
Abaixo às saladas que não existem

Existe algo mais estúpido no mundo dos comes e bebes do que as "saladas" de tomate, alface e agrião? Nenhum termo é mais estuprado em quiosques e restaurantes meia boca deste país. Por isso, conclamo: abaixo às saladas de tomate, alface e agrião. Todas as três! E o motivo é bem simples: não existe salada apenas com um elemento, raios!

Há dois dias fui com uma amiga a um restaurante, onde antes da refeição eles ofereciam uma pequena porção do objeto dessa discussão. Pergunta o funcionário: "Vocês vão querer salada de quê?". Então, minha amiga respondeu: "Pra mim é o prato do dia e uma salada de tomate e de alface. Se tiver cebola, tira pra mim, por favor".

A resposta do garção sintetizou a ignorância daqueles que confeccionam os menus dessas espeluncas. "Tudo bem, mas a senhora sabe que a refeição por esse preço só inclui uma salada, não é? A outra, a extra, a senhora paga separado, certo?". Minha amiga olhou para o rapazote e explicou: "Não, meu amigo, não é isso. Quero só uma salada. E nela, eu quero duas coisas: tomate e alface. Pode ser?".

O garçom empalideceu. "Acho que a senhora não tá entendendo. Se a senhora tá pedindo tomate e alface, são duas saladas. É só a senhora me acompanhar", disse o rapaz, já suando. "Uma é de tomate, certo? A outra é de alface, certo? Então, conta só comigo, são duas saladas. Até porque são duas coisas, certo?".

De nada adiantou o argumento da salada de frutas e da salada russa. "Você já viu salada de banana, cara? Se liga! Salada é mistureba! Não é um monte do mesmo!", reclamei. Mas o rapaz se manteve irredutível e ainda disse que estávamos o deixando "muito nelvoso".

Logo a gente viu que não tinha jeito. Mas tentamos cair de pé. "Tá, tá bom... me dá tomate aí, então. Mas que isso não é salada, não é!", diss ela. Triunfante, o garção agradeceu e foi saindo. E perto da cozinha, o filho da puta encheu o peito para gritar para a cozinheira "Ô Zefa, salta aí uma salada de tomate".

Naquele momento, a ignorância venceu. Mas comprou para si uma briga que há de durar gerações, séculos. E aqui vem o pontapé inicial àqueles que ainda vão ser chutados até a eternidade, por maltratar o bom senso e a língua portuguesa: abaixo às saladas de tomate, alface e agrião!

Falta que eu te expurgo:

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?