|

terça-feira, janeiro 20, 2004

 
SINCERIDADE E HUMILDADE

Sempre se deve desconfiar da sinceridade alardeada. Quando alguém chega e começa a berrar: “eu sou sincero”, é aconselhável duvidar. Pois muita gente vê a sinceridade exercitada a torto e direito – justificada assim, “eu falo o que penso” – como um salvo-conduto para dizer grosserias. Sim, gente há que se diz sincera e por isso tripudia, insulta, hostiliza, sem perder de vista o argumento torto e batido: “perdoai-me, eu digo o que me vem à cabeça”.

O blablablá acima nasceu quando se assistia a mais um Big Brother Brasil da vida. Eles não se cansam de meter goela abaixo da audiência brasileira a mesma coisa. Em tese, um pedante não deveria se submeter ao papel de assistir ao BBB. Mas são os ossos do ofício, o pedante precisa conhecer as nulidades para melhor entendê-las e dominá-las. É um processo meio diabólico, do qual a vergonha e um pouco de tolerância fazem parte.

Nesta edição do BBB, tem duas garotas que foram as primeiras indicadas para o paredão: a Tatiana e a Juliana. A Tati é boxeadora e machona. Ela é a que se diz sincera e se mostra temperamental. A Ju é boquirrota e não sabe usar as palavras para justificar os próprios atos. Pois a Tati, atribuindo-se o monopólio da verdade e da retidão, tripudia sobre a Ju, que falou para os homens que contra eles havia um complô, armado pelas mulheres.

Achando-se portadora de alguma salvaguarda, a senhorita boxeadora humilha e tenta vender o discurso justificativo de que é sincera. Pena que ela se esqueça de ser humilde. Desacompanhada da humildade, de nada vale a sinceridade.

Outra coisa: quem é sincero deveras não precisa dizê-lo. Pensa bem. Falar que é sincero é uma forma privada de propaganda. E a propaganda é a prática legitimada e institucionalizada da mentira destes tempos. Logo a teoria se fecha – quem faz propaganda é mentiroso, mesmo que nela esteja afirmada a sinceridade.

A partir de hoje, está declarado: dane-se a sinceridade, se ela der um pé no bumbum da humildade e calçar um salto bem alto para passear nas ruas.
Falta que eu te expurgo:

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?