|

sexta-feira, maio 13, 2005

 
Eine Kleine Wille zur Macht

Quem sou eu para concordar ou discordar de Nietzsche? A pequenez sobre a qual fala o filósofo que não era brasileiro nem estrangeiro é ainda mais reduzida para quem não está na comunidade histórica que vive por meio de livros, atos e discursos que perpassam a existência da nossa dita civilização.

E mesmo que assim fosse, como o é para Nietzsche, não faria muita diferença, estou certo disso. Nascemos todos postumamente. Apesar de um professor que dava aula na Faculdade Tancredo Neves – pêsames em dobro à família do falecido presidente --, ousar dizer em dez minutos de fala em uma palestra que discorda tanto de Kant como de Marx. Não deu tempo de ele se contrapor a Nietzsche. Paciência.

Fato é que o humor inerente à constatação de que somos pequenos, demasiado pequenos, tem efeito inverso sobre a forma como lidamos com nossos miúdos intelectos, originalidade, erário, conquistas e outras minudências.

Mal conhecemos as solas dos nossos pés. Mas para nos sentirmos maiores arrotamos a nossos pequenos mundinhos as soluções para a fome no mundo, a ética na política, a alta do petróleo, o bem, o bom e o belo.

Ainda levamos em conta, sensibilíssimos que somos, os momentos de reflexões complicadíssimas, de surtos de uma angústia visceral, irremediável. Sinal da profundidade das nossas almas, preferimos supor. Besteira pura.

Se a piedade não fosse um sentimento que deveria ter pena de si mesmo, reconheço que me pegaria com essa fraqueza ao lidar com aqueles que apenas lembram estar vivos quando sangram. Ou ainda os que encontram valor em si, reafirmando Platão, somente naquilo que lhe pode ser proporcionado pelos outros. Um reconhecimento outroísta.

Não é que eu seja uma exceção a isso. Mas a consciência de minha pequenice me impede de fechar os olhos para o que se faz parecer tão mais imponente e certo de sua importância. Eu vejo a sola dos seus sapatos. E lá, vejo o resto do mundo. Igualmente pequeno.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?